A Melancia (de nome científico Citrullus lanatus), por definição, é uma planta da família Cucurbitaceae / Cucurbitácea, tratando-se de uma erva trepadeira rastejante, originária da África. É uma fruta muito saborosa, de baixa caloria, com cerca de 90% de água. Consumida principalmente no verão, por ser muito suculenta.

Plantada (domesticada) há aproximadamente 5000 anos, apenas recentemente começou a ser cultivada de maneira exótica, no formato QUADRADO ou CÚBICO. Isso mesmo! Mas esta prática esquisita só pode ser feita por causa do VIDRO. A melancia é cultivada dentro de recipientes cúbicos de vidro, para que, ao crescer, se molde naquele formato.

Também pode ser utilizado acrílico, porém, este tem vida útil muito menor, além da suscetibilidade a entortar. O VIDRO também dá a vantagem de ser menos áspero, facilitando a retirada do fruto, sem arranhões.
800px-Square_watermelon 

Esta ideia só poderia ter sido criada no Japão. Foi concebida na década de 80, por alguns agricultores da região de Shikoku.

A grande sacada foi para o armazenamento e transporte otimizados, uma vez que frutas quadradas teriam menos espaço perdido. Apesar do evidente custo de produção maior, as Melancias Quadradas também são muito utilizadas para decoração.

O vídeo abaixo mostra uma reportagem a respeito do assunto.

Anúncios